16 de set. de 2013

Caminhos do Nordeste

Se você vive em Aracaju ou em qualquer capital nordestina, e mesmo em algumas cidades do interior, há pelo menos duas décadas, já deve ter percebido uma grande alteração no perfil e na origem dos habitantes da sua região. Paulistas, mineiros, gaúchos e gente dos quatro cantos do Brasil são cada vez mais comuns de se encontrar vivendo no Nordeste. É o resultado de um longo e contínuo processo de inversão no fluxo das migrações nordestinas.
 
Estados como Sergipe e Rio Grande do Norte hoje recebem mais pessoas de fora do que cedem para outras regiões, apresentando um inédito saldo migratório positivo (o número de imigrantes menos o de emigrantes). Outro aspecto dessa nova fase é a migração de retorno, a volta de nordestinos que abandonaram a sua terra natal e agora encontram a possibilidade e a oportunidade de viver novamente junto dos seus.
 
Reunindo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), e outros estudos sobre a migração na região Nordeste, a reportagem ‘Caminhos do Nordeste’ busca explicar as causas dessas mudanças e identificar as expectativas para o futuro da região que antes era tida apenas como fonte de mão de obra barata e hoje atrai novos moradores de todo o país.


http://prezi.com/dyq1te0m2mxa/caminhos-do-nordeste/
 
·         Apresentação melhor visualizada em tela cheia;
·         Use as setas direita e esquerda para avançar e voltar os slides;
·         Use as setas para cima e para baixo para aproximar ou afastar (zoom) os slides;
·         Selecione slides individualmente com o botão esquerdo do mouse.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário