30 de nov. de 2011

SAÚDE

Atendimento melhora mas faltam especialistas

Por Leonardo Vasconcelos e Vivianne Pereira

Apesar de reconhecerem uma melhora recente na prestação do serviço de saúde, os moradores do bairro Rosa Elze ainda convivem com alguns problemas. Para eles, os médicos são bons e o atendimento é satisfatório, mas se queixam principalmente da falta de médicos em algumas especialidades e da demora para a marcação de fichas.
No posto de saúde José Conrado de Araújo (JCA), único do bairro, trabalham quatro clínicos, dois odontólogos, dois ginecologistas e um nutricionista, além de quatro enfermeiras. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Quando precisam de atendimento médico nos fins de semana, os moradores normalmente vão ao posto do conjunto Eduardo Gomes, que funciona 24 horas, ou para Aracaju.

Não há oftalmologista, otorrino, ortopedista, psiquiatra e nem mesmo pediatra, apesar do grande número de crianças. Segundo o diretor, Adalberto Oliveira, a pediatra que atendia no posto estava causando transtornos no atendimento. “A nossa pediatra era a Drª Eliana Barbosa, mas o horário que ela disponibilizava pra gente era crítico. Ela marcava pra chegar aqui meio-dia, os pacientes começavam a chegar às dez e meia da manhã e a criança ficava com fome, chorando, vomitando no posto”, relata o diretor. Segundo ele, a situação, deverá ser normalizada em breve, com a contratação de mais dois médicos ambulatoriais, um para atender de manhã e outro à tarde, além de um pediatra e um clínico geral.

Mas a falta de profissionais de saúde não atinge apenas as crianças do Rosa Elze. A moradora Josefa Cristina reclama que há duas semanas fez um exame e na última segunda-feira, dia 21/11, foi ao posto de saúde entregá-lo ao médico para que lhe desse o resultado. De acordo com o que lhe informaram, ele só deve chegar em dezembro. Diante disso, ela questiona: “Hoje diz que não tem doutor para olhar o resultado. E como é que fica? Sem saber se tá doente até dezembro?” Segundo Graciene de Almeida, cujo irmão tem problemas psicológicos, quem precisa de atendimento psiquiátrico também tem que ir para outro posto.

Gerenciamento complicado
Outro problema frequentemente relatado pelos moradores se refere à demora para marcar consultas. “A agonia aqui é em matéria de marcação. Tem que estar aqui 5h da manhã pra marcar médico pra 8 ou 15 dias”, afirma a funcionária pública Roseana Lima. O diretor Adalberto Oliveira se defende, dizendo que normalmente as pessoas que reclamam da demora para marcação de fichas são aquelas que chegam de última hora e querem ser atendidas no mesmo dia.

Adalberto Oliveira
No posto JCA, o único dia reservado para marcação é a sexta-feira, quando são agendadas 15 fichas por médico, com exceção de nutricionista (10 fichas) e dentista (8 fichas). Outras 10 fichas são reservadas para casos de emergência e destinadas às pessoas que chegam de última hora e necessitam de atendimento imediato. Segundo Adalberto Oliveira, a média diária de atendimento no posto é de 100 pessoas, considerando apenas a parte clínica.

Embora o posto disponha de quatro clínicos contratados , no momento desta reportagem esse tipo de atendimento estava sendo feito por apenas dois médicos, já que um estava em férias e outro havia pedido exoneração. Em relação a esse problema, o diretor alega que, embora solicite à Secretaria de Saúde a contratação de mais profissionais, essa tarefa é de responsabilidade da Secretaria de Administração, que só pode fazê-lo através da realização de concurso público.

Manoel Barros
O secretário municipal de Administração, Manoel Barros, assegurou que o município de São Cristóvão fará concurso público para contratação de médicos “até janeiro de 2012". Informou ainda que com a realização do concurso deverão ser contratados mais de 30 médicos em diversas especialidades para todo o município.

Enquanto essas medidas não são postas em prática, os usuários prosseguem reclamando: “Aqui tá uma miséria. Até o interior tá melhor. É muita gente e pouco trabalho”, desabafa Josefa Cristina.

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