30 de nov. de 2011

COMUNICAÇÃO

Tudo aqui e agora
Agência experimental de Publicidade ultrapassa os muros do Campus

Por Saullo Carvalho e Victor França

Imagine um guia de compras que divulgasse produtos e serviços encontráveis em um bairro popular como o Rosa Elze, em São Cristóvão, e que fosse distribuído para toda a comunidade. Pois foi isso que fizeram alguns alunos do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Federal de Sergipe (UFS), sob a orientação do professor João Dantas. Bom baiano, de fala direcionada, leve e pausada - daquele tipo que não precisa de gestos amplos para ser melhor compreendido, ele cita o filósofo alemão Friedrich Engels, defensor de que um grama de prática vale mais do que uma tonelada de teoria, para justificar sua iniciativa.

Quando chegou na UFS, em 2009, o professor formado em Publicidade e Propaganda pela Universidade Católica de Salvador e com mestrado em administração estratégica pela Universidade Salvador, sentiu falta, tal como Engels, de um elemento fundamental para a formação de novos publicitários : a prática. Não existia, até então, um laboratório experimental onde os alunos pudessem aliar o conhecimento teórico apreendido em sala de aula com simulações da rotina das agências. Diante dessa deficiência, Dantas decidiu criar a Tudo Experimental, a fim de proporcionar aos estudantes de Publicidade um diálogo entre universidade e mercado de trabalho. “Os jovens, nessa fase, se identificam com o tudo: tudo ao mesmo tempo e agora, tudo aqui e agora, tudo é a ideia de potência”, afirma o professor, justificando o nome da agência.

Espaço de experimentação
Embora ultrapasse os limites didáticos, a agência cabe em um cômodo. A logomarca desenhada no papel e colada na porta indica a sala, que está localizada no mesmo corredor que o Departamento de Comunicação Social (DCOS). Dentro dela, se faltam recursos técnicos, sobra criatividade: por todo canto existem recortes, letras e cores. Um cenário inspirador. Aliás, foi de lá que saíram as últimas campanhas publicitárias demandadas pela UFS, uma delas exposta em um outdoor logo na entrada da Universidade. Os próprios estudantes ficam encarregados pelo desenvolvimento dos projetos.
Mais recente campanha feita pela Tudo
A Tudo conta atualmente com oito alunos, que em dezembro serão substituídos por outros, para que haja renovação na equipe. Em 2011, ano mais produtivo da agência, Jadson Ventura e Amanda Mota figuraram entre os responsáveis pelo sucesso da experiência. São namorados e estão no 4º período de Publicidade. Amanda, com a juventude estampada em suas espinhas, talvez seja o protótipo da intenção de João Dantas ao criar a Agência Experimental Tudo. Ganhar experiência prática foi o fator preponderante para seu ingresso na agência. Hoje ela colhe os frutos. “Ontem fui fazer uma entrevista de emprego e quando olharam meu currículo disseram que eu tinha muita bagagem, mesmo sendo novinha. Isso é muito bom”, contou.

Jadson, por sua vez, foi um dos elaboradores de um projeto que teve início em sala e expandiu-se para além dos muros da Universidade. Trata-se de um guia de compras para a comunidade do bairro em que a UFS está inserida, o Rosa Elze. Os comerciantes locais anunciaram seus produtos através do folheto, que foi distribuído em 5 mil exemplares para toda comunidade, aquecendo o mercado local.

Embora a Tudo se disponha a prestar seus serviços gratuitamente, o comércio local infelizmente ainda não está tão atento à importância da propaganda como alma do negócio. Outra prestação de serviço da agência direcionada ao bairro foi a divulgação da marca UFS Ambiental e seus projetos em prol do meio ambiente.

Parceria com a Ascom
Recentemente, a Tudo iniciou um trabalho em parceria com a Assessoria de Comunicação da UFS (Ascom), que tem o papel de comunicar oficialmente ao maior número de pessoas possível o que é produzido pela UFS na sua tríade ensino, pesquisa e extensão. Chefiada pela professora Messiluce Hansen, a Ascom não tem uma ligação tão especial com o Rosa Elze, pois não é responsável pela divulgação direta de projetos ligados à comunidade, que cabe à Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Proex). Mas gerencia a Rádio UFS, que se relaciona com a população local, mesmo que indiretamente. O objetivo da emissora é veicular uma programação culturalmente rica, diferente do que as pessoas ouvem nas outras rádios. Ou seja, é uma tentativa de educar a população.

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