26 de jun. de 2011

Tudo ao mesmo tempo agora

Idealizada pelo professor João Dantas, do curso de Publicidade da UFS, a Tudo Agência Experimental está em seu segundo ano de atuação

Por Camila Moda

“No mercado é um pisando por cima do outro, você não tem muita orientação, eu sei disso porque já trabalhei em outra agência. Aqui a gente tem todo um acompanhamento, é um ambiente para aprender”. Esse é o depoimento de Samir Silva, estudante do 3º período de publicidade e propaganda da UFS e também diretor de arte da Tudo Agência Experimental.


A idéia de criar uma agência experimental de publicidade veio do professor João Dantas, atual orientador e responsável pela agência, a partir da sua prática como coordenador de alguns cursos na FTC Salvador e da sua vivência de mercado (ele já atuou em agências de médio porte em Salvador e como consultor nas áreas de marketing político e comportamento do consumidor). Para ele, o curso de Publicidade não conseguia atender as demandas mercadológicas. “A agência de publicidade tem essa finalidade de aproximar, de fazer com que o ambiente acadêmico tenha um diálogo maior com o ambiente mercadológico. O único problema que eu observava, no caso do mercado de Salvador, aqui eu ainda não tenho esse cenário, era que boa parte dos alunos ia para o mercado como mão de obra gratuita ou a custos muito baixos, e muitas vezes para ficar subutilizados ou com demandas incorretas. Então a idéia era criar um projeto para dar ao aluno possibilidades que ele não teria como estagiário de uma agência, como por exemplo, a oportunidade de criar um texto publicitário para outdoor”.

Um dos diferenciais da agência, além da gratuidade dos serviços prestados, e o mais frisado pelo professor é o relacionamento com os clientes. “A agência não está focada em trabalhar apenas com as questões de massa, está muito mais focada em trabalhar o relacionamento. Nós entendemos que massificação (outdoors, revistas) são meios importantes, mas hoje para o mercado, o entendimento do comportamento do consumidor e a manutenção desse relacionamento são mais importantes do que isso (massificação). A Tudo trabalha muito bem no processo de venda e na pós-venda, mas a pré-venda não é somente aquela coisa de anunciar e gerar um processo de aceitação; é criar um relacionamento e depois mantê-lo”.
O estudante do 3º período de Publicidade Henrique Souza, que atua na área de produção na agência, não tinha nenhuma experiência profissional antes de entrar no projeto e diz que se sente muito mais preparado para o mercado agora. “Você sai daqui pro mercado e já tem consciência de como as coisas funcionam. Você compreende nomenclaturas e termos, você sabe como conviver com o fluxo de demandas, com o dia-dia da agência, aí você sai com a certeza de ter um ponto a mais no mercado”. Um dos eventos organizados pela agência, contou com um cliente que, segundo Henrique, era bastante exigente. “Como o organizador da festa era publicitário, acabava que, às vezes, ele pedia uma coisa e depois que o job era feito, ele queria que fosse outra coisa. Ele achava que algumas coisas não estavam certas, que as cores não deveriam ser assim... Ele era exigente ao extremo! E embora fossem alterações desnecessárias, a gente acabava tendo que acatar mesmo. Mas valeu a experiência, porque a gente sempre sabe que nem todos os clientes são fáceis, e lá fora a gente vai pegar clientes como ele ou piores”. De acordo com Mauro Coelho, estudante do 3º período responsável pela área de atendimento e planejamento da agência, a maior “conta” que foi trabalhada até agora foi uma peça produzida para a campanha da coleta seletiva da UFS ambiental, que está sendo veiculada nos dois outdoors da UFS. Para o professor, essa parceria entre a Tudo e UFS Ambiental é resultado da relação saudável mantida entre a agência e a universidade “afinal, todo o equipamento que nós temos é da instituição”, diz ele.
Embora experiência profissional não seja um pré-requisito, há outras exigências para conseguir uma oportunidade de estagiar na agência. Uma delas é a Média Geral Ponderada (MGP). “A primeira é ser aluno do curso de publicidade, com mgp acima de 6,9. O aluno precisa ter uma clareza da área que ele deseja trabalhar, caso ele não tenha, nós professores de publicidade fornecemos material para facilitar a escolha e, a partir daí, ele se candidata no processo seletivo para a área que ele escolher. No caso da área de criação, eles precisam verdadeiramente ter alguma introdução de softwares (Illustrator, Photoshop e Corel) e algum conhecimento de programação. No entanto, nós não obrigamos a ter todo o conhecimento, nós entendemos que também precisamos dar informação, mas ele precisa pelo menos ter a disponibilidade de aprender e nos mostrar claramente o que ele está fazendo para aprender aquilo, se é autodidata, se está fazendo curso, se está buscando informação com os colegas, para que, caso ele seja aprovado, ele possa ser aproveitado pela agência. Para a área de Redação Publicitária, é preciso ter um texto coerente, e que entenda a diferença e o que caracteriza um texto publicitário. Para a área de mídia, nós temos uma vaga que foi preenchida por uma pessoa que nós preparamos para esse espaço, uma vez que ela não tinha trabalhado esse conteúdo na universidade. A mesma coisa aconteceu com produção, atendimento e planejamento. Nós oferecemos treinamento interno, com apoio dos docentes, discussões, pesquisas” Esclareceu o orientador da agência.
De acordo com o professor, a implantação do projeto foi bastante fácil, tanto por parte do departamento de comunicação como um todo, quanto pela UFS e a assessoria de comunicação da universidade. Para ele, as dificuldades da agência são as mesmas enfrentadas em outras partes da instituição. “Quando nós começamos, a assessoria de comunicação da UFS nos apoiou muito, os professores do departamento acolheram efetivamente a proposta, o departamento disponibilizou espaço, e o mais importante, os alunos viram a agência como uma grande oportunidade de experimentação. As dificuldades são estruturais. Nós não temos, por exemplo, um telefone fixo porque a caixa já não comporta mais um telefone. Nós não temos bolsas para todos os estagiários porque realmente não é fácil proporcionar a todos os alunos, nós não temos equipamentos de última geração, mas essas coisas não são fáceis para toda a instituição”.
A agência já foi mencionada em dois veículos de comunicação, Cinform e Infonet. Para João Dantas, o sentimento por esse reconhecimento é de gratidão. “Eu fico muito agradecido por um projeto que eu tenha pensado ter sido acolhido. É importante, porque a cidade carece de experimentação e novas possibilidades. Então se você pensar numa agência de propaganda que já tem aí uma relação com o mercado, geralmente de prestar classicamente aqueles produtos (outdoors, revistas, sites, cartazes, construções de logomarcas, etc.), e de repente, alguém chega com a idéia de trabalhar uma empresa que tem como foco a questão do relacionamento e é tão bem acolhida, mostra que há uma receptividade ao novo, à experimentação”.
Segundo o professor, há certa desvalorização da imagem do profissional publicitário, devido à impressão que se tem de que é fácil fazer propagandas. Para ele, essa impressão acontece por Publicidade ser um curso novo no Brasil e a afirmação de uma profissão tanto no mercado, quanto no senso comum ser um processo lento. “Acho que internamente, é o processo de construção do lugar. Publicidade é um curso novo, então é um pouco responsabilidade dos professores com projetos de extensão como este, delimitando nesse espaço simbólico que é a universidade, aquilo que nos cabe, aquilo que nós entendemos, então naturalmente virá o processo de reconhecimento. Agora é claro que nós sabemos que, socialmente, a publicidade é vista como algo fácil, que qualquer um pode fazer. É tanto que, freqüentemente, vemos outdoors, logomarcas, pinturas de parede, repletos de erros de informação. Enquanto administrador, tenho registro no Conselho Regional de Administração, mas enquanto publicitário, eu não tenho nenhum registro. Então observe que ainda há uma fragilidade institucionalizada do profissional. Mas assim, numa economia de capital, onde a competitividade é uma marca, os profissionais de comunicação, como publicitário e relações públicas são, é claro, grandes diferenciais competitivos”.
Com um total de sete alunos divididos nas áreas de produção, redação publicitária, mídia, direção de arte e atendimento e planejamento, a agência funciona de segunda a sexta pela manhã. Quem quiser conhecer um pouco do trabalho realizado pela agência pode acessar o blog, o facebook ou seguir a Tudo pelo twitter. Os interessados em contratar os serviços podem entrar em contato com a agência através do email: tudoexperimental@gmail.com.

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