
Por Antonio Gonçalves
Wagner Cardoso Santana, 44 anos, casado, dois filhos, músico formado pelo Conservatório de Música de Sergipe, instrumentista, ilusionista, artista plástico e representante de material hospitalar, cursa direito na Fanese (Faculdade de Negócios de Sergipe). Cercado de móveis antigos, sofá Luiz XV original, piano do Sec. XIX todo em madeira rara, opalinas francesas em louça e pedra onix, réplicas de quadros feitas pelo entrevistado, relógios de época e cristaleira francesa, concedeu entrevista na sala de seu apartamento, local da residência que considera o mais agradável pelo conjunto da decoração existente. Membro da Orquestra Sinfônica de Sergipe há 18 anos, ex-cabo músico do Exercito Brasileiro por cinco anos, toca clarinete em sib (si bemol) e clarinete in lá (em lá).
O senhor começou a estudar música como e onde?
Com oito anos, na Sofise (Sociedade Filarmônica de Sergipe) com o professor Leozírio Fontes Guimarães, que ficava na rua São Cristóvão. De 1982 a 1990 estudei no Conservatório de Música.
Com oito anos, na Sofise (Sociedade Filarmônica de Sergipe) com o professor Leozírio Fontes Guimarães, que ficava na rua São Cristóvão. De 1982 a 1990 estudei no Conservatório de Música.
Com qual instrumento o senhor começou?
Clarineta, clarineta sib.
Clarineta, clarineta sib.
Na Sinfônica o senhor toca qual instrumento?
Clarineta sib e clarineta in lá.
Clarineta sib e clarineta in lá.
Por que o senhor toca dois instrumentos na Orquestra?
Na realidade eu sou clarinetista da Orquestra Sinfônica de Sergipe, eu toco clarineta ou clarinete, as duas formas estão corretas, clarineta em sib e clarineta in lá. São dois instrumentos de tonalidades distintas, que são necessárias para as diferentes composições de vários compositores, que mudam a tonalidade e eu sou obrigado a ter outro instrumento para não fazer a transposição que é um movimento muito complexo, por isso faz-se a adequação mudando os instrumentos quando necessário para facilitar os movimentos durante a execução de uma peça.
Na realidade eu sou clarinetista da Orquestra Sinfônica de Sergipe, eu toco clarineta ou clarinete, as duas formas estão corretas, clarineta em sib e clarineta in lá. São dois instrumentos de tonalidades distintas, que são necessárias para as diferentes composições de vários compositores, que mudam a tonalidade e eu sou obrigado a ter outro instrumento para não fazer a transposição que é um movimento muito complexo, por isso faz-se a adequação mudando os instrumentos quando necessário para facilitar os movimentos durante a execução de uma peça.
O que é transposição?
É tocar lendo a partitura transportando para a tonalidade do seu instrumento, faço com que minha nota musical soe a nota real da partitura propriamente dita. Quando afino a clarineta sib darei a nota si que soará a nota de afinação lá que é padrão universal das orquestras em 442, 0Hz.
É tocar lendo a partitura transportando para a tonalidade do seu instrumento, faço com que minha nota musical soe a nota real da partitura propriamente dita. Quando afino a clarineta sib darei a nota si que soará a nota de afinação lá que é padrão universal das orquestras em 442, 0Hz.
Mas, nesta sala existe um piano...
Eu sou pianista também, mas oficialmente eu sou clarinetista, o piano para mim é mais um hobby, eu toco para mim.
Eu sou pianista também, mas oficialmente eu sou clarinetista, o piano para mim é mais um hobby, eu toco para mim.
O senhor já fez algum concerto tocando piano?
Não, apesar dos convites.
Não, apesar dos convites.
Tem mais algum instrumento que o senhor toca por hobby?
Bem, qualquer instrumento que eu pegue, eu toco, quando você sabe música e conhece a escala do instrumento você toca alguma coisa, mas não profissionalmente.
Bem, qualquer instrumento que eu pegue, eu toco, quando você sabe música e conhece a escala do instrumento você toca alguma coisa, mas não profissionalmente.
Como o senhor define sua relação com a música?
Desde que eu me entendo como gente, ouvi uma peça, se não me engano foi a sinfonia número cinco de Ludwig van Beethoven e minha mãe disse que eu fiquei parado, estático em frente ao rádio e ela observou isso. Propositadamente ela colocou outra música clássica e eu tive a mesma reação, a música clássica tocava no rádio e eu parava, era uma coisa dentro de mim. Nasci com o dom para a música clássica, a gente só faz desenvolver depois com o tempo.
Desde que eu me entendo como gente, ouvi uma peça, se não me engano foi a sinfonia número cinco de Ludwig van Beethoven e minha mãe disse que eu fiquei parado, estático em frente ao rádio e ela observou isso. Propositadamente ela colocou outra música clássica e eu tive a mesma reação, a música clássica tocava no rádio e eu parava, era uma coisa dentro de mim. Nasci com o dom para a música clássica, a gente só faz desenvolver depois com o tempo.
Quantas horas o senhor estuda por dia?
Antigamente eram seis horas por dia, hoje no máximo de uma hora e meia a duas horas, até porque não tenho tempo para estudar, mas sempre tem que estudar.
Antigamente eram seis horas por dia, hoje no máximo de uma hora e meia a duas horas, até porque não tenho tempo para estudar, mas sempre tem que estudar.
É suficiente?
Não.
Não.
O que é que o senhor considera suficiente?
Três horas por dia, com intervalo de dez minutos a cada hora. É tanto que a orquestra ensaia três horas por dia para fazer um som de qualidade.
Três horas por dia, com intervalo de dez minutos a cada hora. É tanto que a orquestra ensaia três horas por dia para fazer um som de qualidade.
Financeiramente compensa?
Aqui em Aracaju não.
Aqui em Aracaju não.
Onde Compensa?
Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo), um músico lá recebe salários de 15 a 20 mil reais no mínimo.
Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo), um músico lá recebe salários de 15 a 20 mil reais no mínimo.
Pode dizer quanto é em Sergipe?
Em Sergipe um músico da orquestra não recebe mais que 2 mil reais.
Em Sergipe um músico da orquestra não recebe mais que 2 mil reais.
Fora isso tem mais algum incentivo?
Nenhum (risos), a Orquestra Sinfônica de Sergipe é a que menos paga no Brasil e é a segunda no mundo, somente uma orquestra na Argentina é pior se não me falha a memória.
Nenhum (risos), a Orquestra Sinfônica de Sergipe é a que menos paga no Brasil e é a segunda no mundo, somente uma orquestra na Argentina é pior se não me falha a memória.
Em quantos concertos o senhor já se apresentou?
Uma média de 300 concertos, em Sergipe, Brasil e Bolívia.
Uma média de 300 concertos, em Sergipe, Brasil e Bolívia.
O senhor pode citar alguns maestros com quem já tocou?
Wagner Tiso, Amaral Vieira, Francis Hime, Pablo Rossi e tocamos também com o artista da terra Antonio Carlos du’Aracaju.
Wagner Tiso, Amaral Vieira, Francis Hime, Pablo Rossi e tocamos também com o artista da terra Antonio Carlos du’Aracaju.
O que é uma peça musical?
É uma obra composta para ser executada por uma orquestra sinfônica ou filarmônica.
É uma obra composta para ser executada por uma orquestra sinfônica ou filarmônica.
Qual a peça ou peças que o senhor se identifica e a mais difícil?
A mais bela de todas é O Imperador de Beethoven e a Sinfonia Novo Mundo que não me lembro do compositor no momento, são as duas peças mais lindas que eu já ouvi e tive o privilégio de tocar. As Bachianas número cinco de Villa Lobos também considero fantásticas. Quanto a mais difícil, foi uma executada agora no mês de maio, uma peça contemporânea chamada Concerto para violino e orquestra de Hidmith, uma peça muito complexa, tão complexa e tão feia que no final ninguém pediu bis, pois geralmente as pessoas pedem, foi um peça terrível, foi tão ruim que ninguém gostou, ninguém sabe onde está a melodia, foi o pior concerto de minha vida.
A mais bela de todas é O Imperador de Beethoven e a Sinfonia Novo Mundo que não me lembro do compositor no momento, são as duas peças mais lindas que eu já ouvi e tive o privilégio de tocar. As Bachianas número cinco de Villa Lobos também considero fantásticas. Quanto a mais difícil, foi uma executada agora no mês de maio, uma peça contemporânea chamada Concerto para violino e orquestra de Hidmith, uma peça muito complexa, tão complexa e tão feia que no final ninguém pediu bis, pois geralmente as pessoas pedem, foi um peça terrível, foi tão ruim que ninguém gostou, ninguém sabe onde está a melodia, foi o pior concerto de minha vida.
E qual o melhor concerto?
O melhor concerto é o que sai perfeito, independente qual seja, é o que agrada aos ouvidos da plateia, que não é demorado, que não é cansativo para quem está assistindo e tocando. Um concerto que venha trazer emoção ao público, esse é o melhor concerto.
O melhor concerto é o que sai perfeito, independente qual seja, é o que agrada aos ouvidos da plateia, que não é demorado, que não é cansativo para quem está assistindo e tocando. Um concerto que venha trazer emoção ao público, esse é o melhor concerto.
Como o senhor anima festas?
(Risos) Boa pergunta, eu pinto a cara e dou uns gritos, vou lá brincar, tenho umas performances no Yuotube, eu vivo um personagem estilo magic clwn, o palhaço mágico Pereirinha, que surgiu no circo quando eu era garoto.
(Risos) Boa pergunta, eu pinto a cara e dou uns gritos, vou lá brincar, tenho umas performances no Yuotube, eu vivo um personagem estilo magic clwn, o palhaço mágico Pereirinha, que surgiu no circo quando eu era garoto.
E como surgiu?
Quando o palhaço faltou me mandaram entrar, eu era amigo do dono do circo e me pintaram de palhaço, entrei e comecei a fazer graça até que surgiu uma voz diferente na hora e eu fui fazendo até hoje.
Quando o palhaço faltou me mandaram entrar, eu era amigo do dono do circo e me pintaram de palhaço, entrei e comecei a fazer graça até que surgiu uma voz diferente na hora e eu fui fazendo até hoje.
O senhor tinha quantos anos?
13 anos, no circo Pano de Roda que se apresentava nos bairros de Aracaju, o proprietário era Euzito, na época a maior atração era Maria Feliciana. Não parei mais, aperfeiçoei meu personagem. Comprei meu primeiro apartamento com os rendimentos dos shows de palhaço.
13 anos, no circo Pano de Roda que se apresentava nos bairros de Aracaju, o proprietário era Euzito, na época a maior atração era Maria Feliciana. Não parei mais, aperfeiçoei meu personagem. Comprei meu primeiro apartamento com os rendimentos dos shows de palhaço.
Como o senhor concilia o músico Wagner com o palhaço Pereirinha?
Na época ninguém me dava emprego porque eu era menor de idade, até a época que fui para o Exército, por isso comecei a trabalhar em circo e estudar.
Na época ninguém me dava emprego porque eu era menor de idade, até a época que fui para o Exército, por isso comecei a trabalhar em circo e estudar.
E a reação da família?
Estranho (risos), eu lembro como ontem. “Eu sabia que você era palhaço, mas não tanto, só faltava pintar o rosto, agora tem um palhaço na família”, era só o que eu ouvia dizer. Perguntavam se isso era sério e se eu estava ganhando dinheiro, respondia que sim. Como não era ilegal, não estava matando, não estava roubando, então estava bom, tinha chacota mais tinha liberdade.
Estranho (risos), eu lembro como ontem. “Eu sabia que você era palhaço, mas não tanto, só faltava pintar o rosto, agora tem um palhaço na família”, era só o que eu ouvia dizer. Perguntavam se isso era sério e se eu estava ganhando dinheiro, respondia que sim. Como não era ilegal, não estava matando, não estava roubando, então estava bom, tinha chacota mais tinha liberdade.
Como o senhor é visto pelos colegas da Orquestra?
Às vezes acontecem piadinhas, principalmente na Orquestra quando acontece alguma coisa é comum ouvir a frase: afinal aqui não tem palhaço, lembram e fazem piadas, isso é normal.
Às vezes acontecem piadinhas, principalmente na Orquestra quando acontece alguma coisa é comum ouvir a frase: afinal aqui não tem palhaço, lembram e fazem piadas, isso é normal.
O senhor é tímido ou extrovertido?
Na realidade eu sou uma pessoa tímida quando estou normal, sou retraído, sou reservado. Quando estou de palhaço procuro viver o personagem. Também faço o curso de direito na Fanese, chego e fico sentado na última carteira bem comportado.
Na realidade eu sou uma pessoa tímida quando estou normal, sou retraído, sou reservado. Quando estou de palhaço procuro viver o personagem. Também faço o curso de direito na Fanese, chego e fico sentado na última carteira bem comportado.
Quantos números o senhor apresenta nos espetáculos de animação?
Boa pergunta, eu nunca contei, mas meu show é realizado em cerca de 35min. de mágica corrida, mágica sequencial.
Boa pergunta, eu nunca contei, mas meu show é realizado em cerca de 35min. de mágica corrida, mágica sequencial.
Como é o seu show, início, meio e fim?
Tem o palhaço mágico e tem o mágico clássico, o ilusionista normal de cara limpa que é um show de mágica com coelho, pombo, levitação, que se adapta mais aos adultos. Enquanto que o show de palhaço é mais dedicado às crianças com mágicas de lenços, bolas com interatividade, são mágicas sadias e seguras que se as crianças imitarem em casa não causam nenhum perigo.
Tem o palhaço mágico e tem o mágico clássico, o ilusionista normal de cara limpa que é um show de mágica com coelho, pombo, levitação, que se adapta mais aos adultos. Enquanto que o show de palhaço é mais dedicado às crianças com mágicas de lenços, bolas com interatividade, são mágicas sadias e seguras que se as crianças imitarem em casa não causam nenhum perigo.
Quanto tempo o senhor dedica para treinar os números de mágicas?
A música tem que treinar sempre, a mágica não.
A música tem que treinar sempre, a mágica não.
O senhor se realiza em todas as suas atividades?
A música está dentro de mim, já tentei deixar e não consegui, a música corre no meu sangue, se você colocar ouvido na veia do meu braço vai ouvir a música de Mozart.
A música está dentro de mim, já tentei deixar e não consegui, a música corre no meu sangue, se você colocar ouvido na veia do meu braço vai ouvir a música de Mozart.
O senhor só ouve música clássica?
Só clássica.
Só clássica.
Tem alguma aversão a música popular?
São raras as músicas brasileiras fora do universo clássico que ouço, dá para contar na mão, não são músicas que elevam e nem emocionam, questão de gosto de cada um. Tem gente que tem até medo da música clássica, a música em si eleva, ela é uma arte divina.
São raras as músicas brasileiras fora do universo clássico que ouço, dá para contar na mão, não são músicas que elevam e nem emocionam, questão de gosto de cada um. Tem gente que tem até medo da música clássica, a música em si eleva, ela é uma arte divina.
Quais artistas brasileiros o senhor consegue ouvir?
Beto Guedes, Guilherme Arantes, Fábio Junior, Sandra de Sá, Roberto Carlos e Luiz Gonzaga. Gospel o grupo Diante do Trono.
Beto Guedes, Guilherme Arantes, Fábio Junior, Sandra de Sá, Roberto Carlos e Luiz Gonzaga. Gospel o grupo Diante do Trono.
E as festas populares?
Odeio, não suporto carnaval, são joão, shows em praças, porém gosto
Odeio, não suporto carnaval, são joão, shows em praças, porém gosto
muito do natal.
Quando o senhor trabalha como palhaço a música é diferente?
Quando estou fazendo o palhaço mágico uso o mambo ou salsa que animam o show com outra função totalmente distinta, são musicas circenses, mambembes, é outra categoria de show, é diferente.
Quando estou fazendo o palhaço mágico uso o mambo ou salsa que animam o show com outra função totalmente distinta, são musicas circenses, mambembes, é outra categoria de show, é diferente.
O senhor é religioso?
Sim, protestante, membro da igreja Quadrangular do triangulo redondo (risos), eu tiro brincadeira até com a igreja. Já fui convidado para tocar na igreja, mas não aceitei por já tocar demais.
Sim, protestante, membro da igreja Quadrangular do triangulo redondo (risos), eu tiro brincadeira até com a igreja. Já fui convidado para tocar na igreja, mas não aceitei por já tocar demais.
Esses móveis no seu apartamento representam o quê?
É uma coisa que eu não esperava você perguntar. Eu sou precursor na minha família dessas coisas, como eu tenho uma sensibilidade muito aguçada, eu amo aquela época do passado que não vivi, eu não era nascido, eu não sei o que no sec. XIX me atrai, quando vejo esses móveis de época alguma coisa dentro de mim se acende. Não creio em vidas passadas, mas é como se eu tivesse vivido naquela época, como se os móveis fossem meus, quando eu vejo móveis em antiquários eu compro, é uma coisa difícil de explicar. Tenho muito orgulho deles, foram adquiridos com muito trabalho, proporcionam conforto e beleza, acrescido do fato de não precisar trocá-los. Quanto aos quadros pintei-os, alguns são de minha autoria e dois são réplicas de Diego Velazquez e Jonh Constabeau.
É uma coisa que eu não esperava você perguntar. Eu sou precursor na minha família dessas coisas, como eu tenho uma sensibilidade muito aguçada, eu amo aquela época do passado que não vivi, eu não era nascido, eu não sei o que no sec. XIX me atrai, quando vejo esses móveis de época alguma coisa dentro de mim se acende. Não creio em vidas passadas, mas é como se eu tivesse vivido naquela época, como se os móveis fossem meus, quando eu vejo móveis em antiquários eu compro, é uma coisa difícil de explicar. Tenho muito orgulho deles, foram adquiridos com muito trabalho, proporcionam conforto e beleza, acrescido do fato de não precisar trocá-los. Quanto aos quadros pintei-os, alguns são de minha autoria e dois são réplicas de Diego Velazquez e Jonh Constabeau.
E a inspiração para os quadros?
Só pinto ouvindo musica.
Só pinto ouvindo musica.
O Senhor já saiu de um concerto para um show de animmação?
Não, quando eu tenho uma atividade no dia não assumo nenhum outro compromisso, seria uma mudança muito rápida (risos), procuro não assumir dois compromissos na mesma noite. Quando sou contratado para animar festas fico a disposição à noite inteira, o mesmo com os concertos.
Não, quando eu tenho uma atividade no dia não assumo nenhum outro compromisso, seria uma mudança muito rápida (risos), procuro não assumir dois compromissos na mesma noite. Quando sou contratado para animar festas fico a disposição à noite inteira, o mesmo com os concertos.
Vale a pena tantas atividades?
Vale, vale porque vai juntando um pouquinho aqui, um pouquinho ali e vamos tendo uma vida financeira estável e confortável.
Vale, vale porque vai juntando um pouquinho aqui, um pouquinho ali e vamos tendo uma vida financeira estável e confortável.
Algum mico?
Na orquestra troquei as clarinetas. Fazendo mágica deixei a camisa aberta e o pombo colocou a cabeça para fora na hora errada (risos), são micos que acontecem.
Na orquestra troquei as clarinetas. Fazendo mágica deixei a camisa aberta e o pombo colocou a cabeça para fora na hora errada (risos), são micos que acontecem.
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